segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Relatórios de teoria e prática- Gestar II

RELATÓRIO- TP1 UNIDADES 01 E 02
GESTAR II-
CURSISTA: SANDRA REGINA DIA DOS SANTOS NEVES
FORMADORA: DENISE
TP1- unidades 1 e 2- LINGUAGEM E CULTURA

Avançando na prática da página 23

Objetivos:
Identificar a variação da língua quanto à idade.
Identificar as inúmeras possibilidades de variação da língua de acordo com o contexto.
Identificar o dialeto do jovem na Língua Portuguesa.
Ampliação do vocabulário

Criação do dicionário dos jovens

Etapas:
1- Dividi a turma em grupo de três alunos.
2- Apresentei a proposta de confeccionarmos um dicionário com palavras e termos usuais dos jovens do mundo atual e seu(s )significado(s).
3- Solicitei que apresentassem um sinônimo com consulta ao dicionário, indicando em que situações de comunicação o uso de cada termo( do grupo ou do dicionário ) estivesse mais adequado.
4- Após a confecção do dicionário, fizemos a leitura de alguns e discutimos que não devemos discriminar nenhuma linguagem , já que a língua é um sistema aberto e em construção, mas que devemos estar atentos ao contexto.

Conclusão:

O trabalho foi muito bom, pois os alunos observaram que a linguagem deles ,naquele momento, estava sendo valorizada , observaram que a língua é viva e por isso é um sistema aberto e oferece inúmeras possibilidades de variação de uso. Observei que o interesse pela atividade foi muito bom, pois estávamos falando de caso real, que no caso era o contexto deles.







RELATÓRIO- TP1 UNIDADES 03 E 04-LINGUAGEM E CULTURA
GESTAR II-
CURSISTA: SANDRA REGINA DIA DOS SANTOS NEVES
FORMADORA: DENISE



Avançando na prática TP1- Unidades 03 e 04

Atividade com objetivo de propiciar o desenvolvimento do processo de produção textual: intertextualidade.
Avançando na prática- pág l44- adaptação
Neste avançando, desenvolvemos o fechamento da história ,a partir do trecho do conto: A velha Contrabandista de Stanislaw Preta. Através do processo da alusão( aproveitamento de um dado de um texto, sem indicações ou explicitações) objetivou-se a intertextualidade na produção textual.
1. Distribuição do trecho do texto :
“A velha Contrabandista de Stanislaw Preta “
A partir da leitura do trecho, foi proposto que, individualmente, de acordo com a experiência e a criatividade de cada um, criassem um final emocionante para o texto.
A velha contrabandista (trecho)
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela
fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da
Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou
ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
– Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás.
Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela
adquirira no odontólogo, e respondeu:

2- Foi combinado que após a produção, alguns alunos iriam ler e comentar a produção do outro colega.
3- Solicitei que em uma folha , a partir da introdução do texto, cada aluno deveria criar o desenvolvimento dos fatos, até a conclusão ou desenlace. Ajudando-os assim a observarem que no plano da produção do texto : introdução, desenvolvimento e conclusão são elementos estruturais importantes na organização textual.

4- Após a finalização dos trabalhos, cada aluno leu o final produzido
5- Finalizei lendo o texto original e discutimos sobre o final da história do autor e os finais que eles criaram.


Relatório:
Após os trabalhos realizados em sala, observei que a atividade alcançou o objetivo proposto, pois os alunos conseguiram produzir textos observando o processo de diálogo entre textos: a intertextualidade. As dificuldades apresentadas nos textos criados foram: a pontuação e a ortografia.















TP2- Unidades 05 e 06-ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA

Avançando na prática:
Atividades baseadas no caderno de atividade de apoio à aprendizagem página 20 –“Uma placa na horta” e no caderno de teoria e prática pág.17-avançando na prática.
Objetivos:
Uso da gramática descritiva como ensino reflexivo da língua.
Levar o aluno a perceber que a interação comunicativa independe do conhecimento da língua padrão, isso porque a gramática interna nos permite compreender uma informação, mesmo que um dos interlocutores não domine a norma culta. (placa na horta)
Aprimorar a reflexão do aluno sobre a língua quanto ao registro formal e o uso da norma culta. ( exercícios sobre o verbo haver no sentido de existir em vez do verbo ter).
Etapas: 1ª atividade-
1- Os alunos foram separados em dupla e receberam uma folha com a imagem da placa na horta.
2- Solicitei que observassem a imagem do anúncio e comentassem sobre tudo que percebessem:linhas,objetos representados,detalhes.
3- Solicitei que um aluno lesse a placa, e que os demais escutassem e se havia condição de compreender a informação nela apresentada.
4- Discutimos sobre o papel da gramática internalizada, pois conforme o texto da placa, nota-se que quem escreveu a placa desconhecia regras de ortografia, porém se fez entender.
5- Finalizamos esta atividade com a produção de texto, onde eles reescreveram o mesmo anúncio usando a norma culta.
6- 2ª atividade
Exercícios para substituir o verbo haver pelo verbo ter, observando e fazendo uma reflexão sobre o uso da língua conforme os padrões da norma culta.

Conclusão:
Atividade muito produtiva e de alcance dos objetivos, pois vimos que em relação à aquisição da linguagem, todo falante parte de uma gramática interna que se ampliará de acordo com o que lhe for oferecido.
Logo, cabe ao professor de Língua Portuguesa estar atento e oferecer muitos textos e, a todo tempo, refletir sobre a linguagem com os alunos, pois só assim o aluno ampliará o uso da língua nas mais variadas situações sociocomunicativas. Devemos não só levar em conta a gramática normativa, mas prestigiar a gramática interna do falante, refletir sobre essa linguagem e ampliá-la em novas situações comunicativas e diferentes usos da língua para que se alcance uma maior competência lingüística do falante.









TP2- unidades 7 e 8-ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA

Avançando na prática:
Objetivo: Identificação de elementos sonoros da expressividade na construção do texto.

Avançando na prática pág.128 adaptado.

Etapas do trabalho:
1- Levei histórias em quadrinhos para a sala em que as onomatopeias apareciam nas histórias.

2- Solicitei que observassem e retirassem as palavras as que expressassem ruídos da natureza e do ambiente.

3- Conforme os alunos foram falando as palavras , relacionei-as no quadro e fomos analisando o que cada uma sugeria ,isto é, o significado no contexto das histórias.

4- Após a análise dos elementos descritos acima, expliquei que possuímos palavras na escrita que nos ajudam a sugerir com mais expressividade as situações do nosso cotidiano e que essa figura ligada ao campo sonoro da linguagem é nomeada de onomatopeia. Portanto na produção de textos, as onomatopeias nos auxiliam a torná-lo mais expressivo ,de acordo com o contexto.

5- Solicitei a produção de um texto ou uma história em quadrinhos em que o aluno utilizasse as onomatopeias.

6- Após a produção, sugeri que trocassem as produções entre eles e fizessem comentários sobre a história criada pelo colega.

Conclusão: A atividade foi muito boa e alcançou o objetivo, os alunos descobriram que todo texto fica muito mais expressivo e significativo quando usamos o recurso da figura sonora (onomatopeia). As dificuldades apresentadas ficaram na parte da ortografia,onde tentamos sanar, reservando um tempo para a reescrita do texto.




Clique na imagem para ampliá-la.






RELATÓRIO- TP3 UNIDADES 09 E 10-GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
GESTAR II- TP3 AVANÇANDO NA PRÁTICA PÁGINA 25
CURSISTA: SANDRA REGINA DIA DOS SANTOS NEVES
FORMADORA: DENISE





A atividade foi aplicada na turma da EJA -oitavo ano e foi baseada nos estudos sobre Gêneros textuais e Tipos textuais do TP3 com objetivo de trabalhar o gênero textual biografia, seu modo de organização ,suas características e sua finalidade como texto e como a linguagem pode fortalecer a auto estima e valorizar os saberes do aluno.




Objetivos:
· Analisar e identificar características que levam à classificação do gênero textual biografia.
· Leitura, interpretação e produção textual.

Atividade:
1- Inicialmente foi solicitado aos alunos da EJA-(2º segmento)uma pesquisa sobre a biografia de Mario Quintana.
2- Visita à biblioteca da escola para leitura de textos biográficos de outros autores brasileiros.
3-Análise dos textos para que os alunos identificassem que tipos de informações constituíam um texto biográfico.
4-Confecção de um texto autobiográfico por cada aluno com posterior digitação na sala de informática.



5-Confecção de uma coletânea das autobiografias.
Os objetivos foram alcançados, os alunos reconheceram as características estruturais que constituem um texto biográfico e também conseguiram elaborar os seus próprios textos.O trabalho proporcionou aos alunos, por meio da leitura e escrita a valorização da auto-estima, expressão de suas emoções, retorno às origens, valorização da cultura .A produção das autobiografias teve uma função libertadora e altamente incentivadora no aspecto da valorização do ser humano e deu voz a pessoas, que infelizmente não tiveram oportunidade na época correta, mas que desafiaram e voltaram à escola em busca de melhores condições de emprego, renda e vida.





Produção Textual


Autobiografia de Ana Paula

Meu nome é Ana Paula Mavena Valença, sou aluna do curso EJA (Educação de Jovens e adultos)1ªfase- grupo V –que corresponde a 7ª série do curso regular- C.M. Castello Branco-São Gonçalo-RJ, tenho 30 anos de idade, moro em São Gonçalo,no Rio de Janeiro. Minha mãe se chama Maria José e meu pai Walter. Aos 18 anos perdi meu pai, um ano depois me casei. Do casamento tive uma filha, que se chama Kelly Cristiny, que hoje está com 9 anos.Meus pais sempre me deram de tudo, dos 7 irmãos sou a caçula .Depois da separação, fui trabalhar fora para sustentar a minha filha e poder dar uma vida digna a ela.Apesar de toda atenção da minha família e compreensão, o ano passado eu tentei o suicídio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário